[GTER] Solicitação de ASN

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Dec 14 20:18:42 -03 2021

On Tue, Dec 14, 2021 at 8:00 PM Bruno Cabral via gter
<gter at eng.registro.br> wrote:

> Olá
>
> Um diretor de concessionária disse um tempo destes numa entrevista que tinha "bom estoque" de IPs. No meu humilde entendimento, ter "estoque" significa que recebeu sem justificar o uso.

Um também diretor de concessionária, quem sabe até seja o mesmo, disse
que ia migrar 100% da base de clientes para apenas IPv6.
Acho que ele não cumpriu essa promessa. ;-)

> Quanto ao custo, cabe a todos nós que votamos para o LACNIC eleger candidatos comprometidos com a revisão desses valores, pois o desconto tem prazo definido. E o valor sem desconto é alto para pequenos ISPs. Tenho consciência que não é o NIC que define, e que a interpretação anterior era generosa, mas com o fim do IPv4 o incentivo ao IPv6 deveria ser maior. O custo alto penaliza ao invés de incentivar

Acho que a pergunta que o LACNIC se faz é "E se... o IPv6 se tornar o
único protocolo relevante?". Com IPv4 era mais simples escalonar
pagamentos, pq era simples descobrir quem era pequeno e quem não...
com IPv6, há muitos tamanhos distintos de empresas, todas com /32.
Então a subida de custo no longo prazo é inevitável, pois mais
empresas estarão pagando o mesmo.

Rubens