[GTER] Solicitação de ASN

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Tue Dec 14 10:47:08 -03 2021

Olá

Um diretor de concessionária disse um tempo destes numa entrevista que tinha "bom estoque" de IPs. No meu humilde entendimento, ter "estoque" significa que recebeu sem justificar o uso.

Quanto ao custo, cabe a todos nós que votamos para o LACNIC eleger candidatos comprometidos com a revisão desses valores, pois o desconto tem prazo definido. E o valor sem desconto é alto para pequenos ISPs. Tenho consciência que não é o NIC que define, e que a interpretação anterior era generosa, mas com o fim do IPv4 o incentivo ao IPv6 deveria ser maior. O custo alto penaliza ao invés de incentivar

[]s
!3runo Cabral

________________________________

Prezados, bom dia.

Já estamos em contato com o solicitante e esclarecemos todos os pontos.

E creio importante para a comunidade esclarecer as questões abaixo:

On 14/12/21 09:18, Bruno Cabral via gter wrote:
> E lembrando também que o valor de IPv6 é caríssimo!!!

os custos de alocações são definidos pelo LACNIC com aprovação de
assembleia de membros/associados (ou seja, titulares de alocação).

o LACNIC decidiu, em reunião de sua diretoria em 2020, conceder um
desconto regressivo nos custos de alocação e manutenção de alocações
para ISPs que sejam somente de ASN e um bloco IPv6 máximo /32. [1]

> No último processo que auxiliei também enfrentei muita dificuldade, mais até do que na época do IPv4 acabando. Não entendo por que isso, afinal tem IPv6 pra todo mundo e se o ISP está atrás é porque vai implementar (já que não tem como obter IPv4). Será que uma concessionária tinha que mandar print de todos os concentradores que possui e lista de clientes para obter IP???

basicamente sim, o critério é o mesmo não importando o tamanho da rede. ;-)

sds

[1]
https://www.lacnic.net/5015/3/lacnic/anuncio-da-diretoria-do-lacnic-sobre-tarifas-ipv6-only