[GTER] [help] TPLINK C20 e C5 parecem perder rota padrão

lyon lisboa lyonlisboa at gmail.com
Sun Dec 13 22:27:06 -03 2020


Já peguei esse tipo de problema com o c5w. Mas no meu caso, ocorria isso
com onu sumec, onde só voltava a o pppoe quando reiniciava a onu e o
roteador.

Em dom, 13 de dez de 2020 21:06, Alexandre J. Correa (Onda) <
alexandre at onda.net.br> escreveu:

> Nossa equipe técnica reportou problema semelhante com C5W.
>
> Inclusive, ocorre com outra marca (Mercusys) do mesmo fabricante (TP-Link).
>
>
> Em 09/12/2020 20:25, Andre Almeida escreveu:
> > Amigos, boa noite!
> >
> > Venho trazer um problema que há meses não consigo solucionar mesmo
> pedindo
> > ajuda da TP-Link.
> >
> > Estou tendo um cenário bem esquisito aqui, onde o tunel PPPoE do roteador
> > se mantem ativo no lado do concentrador, porém, do lado do cliente mostra
> > como desconectado.
> > Em alguns casos os clientes relatam que a luz "laranja" do roteador, que
> > representa falha na conexão, chega a acender. Às vezes não acende.
> >
> > Quando isso acontece, o roteador se torna inacessível pela WAN.
> > Não responde nem a ping pelo concentrador, voltando apenas quando
> > reiniciado (como mostra a imagem):
> > https://i.ibb.co/FK83qGW/image.png
> >
> > Se deixarmos o roteador quieto, ele retorna sozinho, e o túnel não cai.
> > Tanto que é isso que mais chamou a atenção dos técnicos.
> > O roteador não aparenta estar em modo "stuck" como se houvesse um gargalo
> > de CPU ou estouro de recurso, pois ele é acessível pela LAN.
> > Acessando pela LAN, vemos o seguinte:
> > https://i.ibb.co/PWMwkSF/image.png
> >
> > Embora dê pra ver que falta o gateway IPv6, quando o roteador é
> reiniciado
> > o gateway aparece.
> > Entretanto, mesmo desativando o IPv6 da WAN do roteador, não resolve o
> > cenário. O que não parece ser algo relacionado a IPv6.
> >
> > Parece que o roteador realmente perde a rota padrão, que embora o
> > concentrador e todo o backbone ainda a tenha, não há resposta do roteador
> > do cliente, mesmo tendo o túnel UP.
> > Capturando pacotes com wireshark dá pra ver que os pacotes são enviados
> ao
> > túnel e não acho que seja problema na L2, pois ainda é possível ver os
> > pacotes keepalive do PPP sendo trocados entre roteador e concentrador.
> >
> > Isso ocorre completamente aleatoriamente, não tem horário, não acontece
> com
> > vários ao mesmo tempo, não vejo nem dentes no gráfico. Porém ao cliente
> > percebe-se a queda que dependendo da situação requer o restart do
> > equipamento.
> > Já vi também casos em que um restart apenas não solucionou, tendo que
> > reiniciar o roteador mais de uma vez.
> >
> > Eu não consigo mais pensar em nada que possa ser o problema.
> > Inclusive já percebi até que o roteador faz consultas periódicas (30 em
> 30
> > segundos) para resolver DNS (entrada A) para a.root-server.net, como se
> > fosse um probe de verificação de conectividade, entretanto, mesmo
> forçando
> > via firewall a falha da query, não consegui forçar o cenário de
> desconexão.
> >
> > Já tentei deixar o roteador pegando logs e encaminhando para um servidor
> de
> > logs, porém, como ele perde a conectividade, parece que não encaminha os
> > logs...
> > E se deixar salvando localmente, nunca tive sorte de obter o log.
> > Já tentei fazer uma gambiarra de deixar o log sendo encaminhado para um
> > equipamento na LAN e desse equipamento mandando um NAT para o servidor de
> > LOG, porém, nesse equipamento nunca deu o problema.
> > O negócio é bem irritante de achar o problema.
> >
> > Alguém tem alguma sugestão? Já passou por isso antes? Ou lendo veio algo
> à
> > mente ?
> > Qualquer ajuda é válida.
> >
> > Obrigado!
> >
> > André Almeida
> > --
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>
>
> --
>
>
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