[GTER] [help] TPLINK C20 e C5 parecem perder rota padrão
Alexandre J. Correa (Onda)
alexandre at onda.net.br
Thu Dec 10 09:49:05 -03 2020
Nossa equipe técnica reportou problema semelhante com C5W.
Inclusive, ocorre com outra marca (Mercusys) do mesmo fabricante (TP-Link).
Em 09/12/2020 20:25, Andre Almeida escreveu:
> Amigos, boa noite!
>
> Venho trazer um problema que há meses não consigo solucionar mesmo pedindo
> ajuda da TP-Link.
>
> Estou tendo um cenário bem esquisito aqui, onde o tunel PPPoE do roteador
> se mantem ativo no lado do concentrador, porém, do lado do cliente mostra
> como desconectado.
> Em alguns casos os clientes relatam que a luz "laranja" do roteador, que
> representa falha na conexão, chega a acender. Às vezes não acende.
>
> Quando isso acontece, o roteador se torna inacessível pela WAN.
> Não responde nem a ping pelo concentrador, voltando apenas quando
> reiniciado (como mostra a imagem):
> https://i.ibb.co/FK83qGW/image.png
>
> Se deixarmos o roteador quieto, ele retorna sozinho, e o túnel não cai.
> Tanto que é isso que mais chamou a atenção dos técnicos.
> O roteador não aparenta estar em modo "stuck" como se houvesse um gargalo
> de CPU ou estouro de recurso, pois ele é acessível pela LAN.
> Acessando pela LAN, vemos o seguinte:
> https://i.ibb.co/PWMwkSF/image.png
>
> Embora dê pra ver que falta o gateway IPv6, quando o roteador é reiniciado
> o gateway aparece.
> Entretanto, mesmo desativando o IPv6 da WAN do roteador, não resolve o
> cenário. O que não parece ser algo relacionado a IPv6.
>
> Parece que o roteador realmente perde a rota padrão, que embora o
> concentrador e todo o backbone ainda a tenha, não há resposta do roteador
> do cliente, mesmo tendo o túnel UP.
> Capturando pacotes com wireshark dá pra ver que os pacotes são enviados ao
> túnel e não acho que seja problema na L2, pois ainda é possível ver os
> pacotes keepalive do PPP sendo trocados entre roteador e concentrador.
>
> Isso ocorre completamente aleatoriamente, não tem horário, não acontece com
> vários ao mesmo tempo, não vejo nem dentes no gráfico. Porém ao cliente
> percebe-se a queda que dependendo da situação requer o restart do
> equipamento.
> Já vi também casos em que um restart apenas não solucionou, tendo que
> reiniciar o roteador mais de uma vez.
>
> Eu não consigo mais pensar em nada que possa ser o problema.
> Inclusive já percebi até que o roteador faz consultas periódicas (30 em 30
> segundos) para resolver DNS (entrada A) para a.root-server.net, como se
> fosse um probe de verificação de conectividade, entretanto, mesmo forçando
> via firewall a falha da query, não consegui forçar o cenário de desconexão.
>
> Já tentei deixar o roteador pegando logs e encaminhando para um servidor de
> logs, porém, como ele perde a conectividade, parece que não encaminha os
> logs...
> E se deixar salvando localmente, nunca tive sorte de obter o log.
> Já tentei fazer uma gambiarra de deixar o log sendo encaminhado para um
> equipamento na LAN e desse equipamento mandando um NAT para o servidor de
> LOG, porém, nesse equipamento nunca deu o problema.
> O negócio é bem irritante de achar o problema.
>
> Alguém tem alguma sugestão? Já passou por isso antes? Ou lendo veio algo à
> mente ?
> Qualquer ajuda é válida.
>
> Obrigado!
>
> André Almeida
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