[GTER] [help] TPLINK C20 e C5 parecem perder rota padrão

Andre Almeida andre at bnet.com.br
Sun Dec 13 23:37:25 -03 2020


conosco também os modelos são os pra provedores <w>

mas as onus são variadas

ocorre com onu multilaser, fiberhome, stavix
parece não ter relação com o modelo ou marca

mas teve casos em que reiniciar o roteador apenas não resolveu, teve que
reiniciar o conjunto e isso também achei que desvinculou o problema do
roteador em específico...

Em dom, 13 de dez de 2020 22:28, lyon lisboa <lyonlisboa at gmail.com>
escreveu:

> Já peguei esse tipo de problema com o c5w. Mas no meu caso, ocorria isso
> com onu sumec, onde só voltava a o pppoe quando reiniciava a onu e o
> roteador.
>
> Em dom, 13 de dez de 2020 21:06, Alexandre J. Correa (Onda) <
> alexandre at onda.net.br> escreveu:
>
> > Nossa equipe técnica reportou problema semelhante com C5W.
> >
> > Inclusive, ocorre com outra marca (Mercusys) do mesmo fabricante
> (TP-Link).
> >
> >
> > Em 09/12/2020 20:25, Andre Almeida escreveu:
> > > Amigos, boa noite!
> > >
> > > Venho trazer um problema que há meses não consigo solucionar mesmo
> > pedindo
> > > ajuda da TP-Link.
> > >
> > > Estou tendo um cenário bem esquisito aqui, onde o tunel PPPoE do
> roteador
> > > se mantem ativo no lado do concentrador, porém, do lado do cliente
> mostra
> > > como desconectado.
> > > Em alguns casos os clientes relatam que a luz "laranja" do roteador,
> que
> > > representa falha na conexão, chega a acender. Às vezes não acende.
> > >
> > > Quando isso acontece, o roteador se torna inacessível pela WAN.
> > > Não responde nem a ping pelo concentrador, voltando apenas quando
> > > reiniciado (como mostra a imagem):
> > > https://i.ibb.co/FK83qGW/image.png
> > >
> > > Se deixarmos o roteador quieto, ele retorna sozinho, e o túnel não cai.
> > > Tanto que é isso que mais chamou a atenção dos técnicos.
> > > O roteador não aparenta estar em modo "stuck" como se houvesse um
> gargalo
> > > de CPU ou estouro de recurso, pois ele é acessível pela LAN.
> > > Acessando pela LAN, vemos o seguinte:
> > > https://i.ibb.co/PWMwkSF/image.png
> > >
> > > Embora dê pra ver que falta o gateway IPv6, quando o roteador é
> > reiniciado
> > > o gateway aparece.
> > > Entretanto, mesmo desativando o IPv6 da WAN do roteador, não resolve o
> > > cenário. O que não parece ser algo relacionado a IPv6.
> > >
> > > Parece que o roteador realmente perde a rota padrão, que embora o
> > > concentrador e todo o backbone ainda a tenha, não há resposta do
> roteador
> > > do cliente, mesmo tendo o túnel UP.
> > > Capturando pacotes com wireshark dá pra ver que os pacotes são enviados
> > ao
> > > túnel e não acho que seja problema na L2, pois ainda é possível ver os
> > > pacotes keepalive do PPP sendo trocados entre roteador e concentrador.
> > >
> > > Isso ocorre completamente aleatoriamente, não tem horário, não acontece
> > com
> > > vários ao mesmo tempo, não vejo nem dentes no gráfico. Porém ao cliente
> > > percebe-se a queda que dependendo da situação requer o restart do
> > > equipamento.
> > > Já vi também casos em que um restart apenas não solucionou, tendo que
> > > reiniciar o roteador mais de uma vez.
> > >
> > > Eu não consigo mais pensar em nada que possa ser o problema.
> > > Inclusive já percebi até que o roteador faz consultas periódicas (30 em
> > 30
> > > segundos) para resolver DNS (entrada A) para a.root-server.net, como
> se
> > > fosse um probe de verificação de conectividade, entretanto, mesmo
> > forçando
> > > via firewall a falha da query, não consegui forçar o cenário de
> > desconexão.
> > >
> > > Já tentei deixar o roteador pegando logs e encaminhando para um
> servidor
> > de
> > > logs, porém, como ele perde a conectividade, parece que não encaminha
> os
> > > logs...
> > > E se deixar salvando localmente, nunca tive sorte de obter o log.
> > > Já tentei fazer uma gambiarra de deixar o log sendo encaminhado para um
> > > equipamento na LAN e desse equipamento mandando um NAT para o servidor
> de
> > > LOG, porém, nesse equipamento nunca deu o problema.
> > > O negócio é bem irritante de achar o problema.
> > >
> > > Alguém tem alguma sugestão? Já passou por isso antes? Ou lendo veio
> algo
> > à
> > > mente ?
> > > Qualquer ajuda é válida.
> > >
> > > Obrigado!
> > >
> > > André Almeida
> > > --
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