[GTER] [Bulk] [Inclusão Digital] Anonymous sequestra PCs da Anatel

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Jul 4 23:07:09 -03 2016

As pessoas possuem o costume (bastante compreensível, diga-se de passagem)
de olharem apenas  e tão somente considerando o seu lado e nada mais.

Certamente temos aqui na lista muitos Provedores de Acesso que adorariam
implantar franquias (desde que combinado com seus concorrentes locais) para
adiar ao máximo a contratação de um link maior, por isso veem com certo
entusiasmo a possibilidade de implantação de franquias de maneira geral e
justificam utilizando a o argumento do livre mercado.

Mas se parar para pensar por alguns minutos apenas é bem fácil deduzir que
NÃO existe um "amplo e livre" mercado neste setor que trabalhamos e sim um
oligopólio, ou seja, tanto os consumidores finais (usuários) quando os
consumidores intermediários (provedores de acesso) são altamente
dependentes de alguns poucos players de nível nacional.
Ou seja, todos os caminhos levam a Roma... e Roma no caso são aqueles 5 ou
6 empresas/grupos empresariais que também conhecemos bem.
Um espirro de algum deles já é o suficiente para impor muita coisa pra
muita gente, pro bem ou pro mal. Geralmente é pro mal.

Pra piorar a situação a Agência dita "reguladora" que deveria ... regular
essa relação de forças entre esses poucos players e consumidores na verdade
piora a situação jogando descaradamente para o lado dessas poucas empresas.

Portanto é ilusão no atual cenário pensar que há livre mercado como
desejamos que haja um dia e esse negócio de autorregulação não se aplica,
infelizmente. Passa bem longe alias. No discurso fica bonito, mas na
prática não se aplica.

Portanto (2) é compreensível que as pessoas vislumbrem a utilização da
Agência em qualquer oportunidade que seja, mesmo que mínima para colocar um
pouco de ordem neste setor que as vezes mais parece uma carroça
descontrolada indo sabe-se lá pra onde.

Desde que começou toda essa conversa de Franquia eu não vi uma única grande
empresa que defende isso vir a público justificar por A + B que aquilo é
estritamente necessário e significante, que seus links estão saturados
(sabemos que não estão) e não há outra opção a curto prazo para resolver o
problema e que se isso não for feito causará grande danos. Nada !

Certamente alguma cabeça quadrada que que trabalha puramente com números e
passa os dias as a fazer relatórios para apresentar aos acionistas teve a
única ideia dita salvadora de implantar franquias para maximizar os lucros
e continuar distribuindo os dividendos na mesma tocada de sempre, faça
chuva ou faça sol, clientes estejam satisfeitos com o serviço prestado ou
não, qualidade seja aceitável ou não.
Já que perderam receita com chamadas de voz, já que perderam muita receita
com SMS, eles precisam cavucar em algum lugar para ver de onde tiram essa
justificativa pra alguém que está lá em cima. É só isso que importa. Para
todo o resto arruma-se alguma desculpa na frente de um microfone.

Como a cultura por essas bandas é de conformismo e qualquer 2 Mb e um
atendimento de call-center acéfalo alegra qualquer um, melhorar a qualidade
e deixar o consumidor mais satisfeito certamente não faz parte do leque de
ideias "geniais" que esses cabeças quadradas conseguem ter.

Abraços.
Fernando

: