[GTER] Reducao apos a Franquia de dados

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Tue Apr 19 08:35:41 -03 2016

Em ter, 19 de abr de 2016 às 00:02, Sérgio Ferreira <sergio at wgo.com.br>
escreveu:

> Não dá para cancelar o contrato do cliente.  Se me mostrar como um
> provedor de Internet pode cancelar o contrato com um cliente no Brasil sem
> responder a um monte de processos, me avisa que vou ficar do seu lado
> defendendo q não pode ter franquia de dados.

Sem responder processo eu não sei porque não trabalho amis em provedor. Mas
quem faz as coisas direito não precisa ficar com medo de processo, basta
ter advogado competente. Nesse ramo, se não tem um bom advogado, você já
está ferrado.

Posso dizer que conheço provedor que faz. Nessa thread pelo menos um se
manifestou dizendo que cancela:
https://eng.registro.br/pipermail/gter/2015-April/054626.html

dá uma olhada nos planos de Internet de outros países mais evoluídos q o
> nosso. Lá também tem franquia.

Me passa os dados pra eu dar uma olhada. Tem vários outros que conheço que
não tem franquia, então isso não é argumento.

> Vc não leu minhas mensagens anteriores...fazemos a média de uso todos os
> meses e ajustamos a franquia pela média e ainda fazemos "vista grossa" em
> clientes com até 2 ou 3x a média.

Pois não faça. Se você estabelece algo em contrato e não cumpre só para
alguns, escolhendo os que devem ou não sofrer o corte/cobrança, o errado é
você. Defina a regra e cumpra, porque o justo é tratar clientes que possuem
contratos iguais com regras iguais.

> E como disse também, meu produto sempre teve franquia de dados e o cliente
> compra se quiser. Pelo menos na minha empresa nada está sendo empurrado
> goela a baixo.

Concordaria SE isso fosse fato (em qualquer operadora).
Acessa aí:
http://www.wgo.com.br/planos -> Já em azul destacado: INTERNET SEM LIMITES
Escolhe uma cidade e vê os preços. Com velocidades em Mbps, isso é fácil do
usuário compreender. Não tem NADA sobre franquia lá, muito menos de forma
didática. Mesma coisa não importa o plano que se clique p/ comprar.

O cliente, não só por esse provedor em particular, será lesado claramente
porque a informação na venda não informa de maneira didática e facilmente
mensurável esta limitação.  E ela tem que ser inteligível/mensurável para o
consumidor, não para os técnicos.

A velocidade é algo facilmente inteligível. Franquia não, usuário leigo não
tem que saber quantos MB tem uma série de 30 minutos.