[GTER] freeRouter

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Dec 29 14:40:01 -02 2015

Meu caro Rubens. Infelizmente eu não posso falar sobre Java com o mesmo
entusiasmo que você.

Sempre que vejo um software ou parte dele escrito em Java eu já olho com
desconfiança, torço o bico e quando não muito mando benzer.
Na minha experiência, muitos softwares, as vezes conhecidos, que eu
utilizei - a perder a conta - para as mais diversas aplicações quando
contatado o suporte a resposta apontava exatamente para algum problema nas
partes em Java.

Se há preocupação com a qualidade do código eu me perguntou por qual razão
foram escolher justo Java então.

E mesmo que o core do aplicação/plataforma não seja escrito em Java, mesmo
que seja um Frontendzinho que nem venha a causar um problema crítico ou uma
parada o custo que eu vejo é o tempo que você perde no vai e vem com o
suporte até corrigir o problema.

O Java tem sim suas vantagens para o mercado como facilidade de se
encontrar mão de obra - consequentemente um menor custo - e a flexibilidade
e facilidade no desenvolvimento. Muito provavelmente determinadas
aplicações comerciais não seriam economicamente viáveis se não fossem
feitas em Java ou algo similar. Mas olhando o todo e por default eu não
vejo Java com tanto entusiasmo assim aonde quer que ele exista.

Sobre o software em questão parece interessante e com um leque de
funcionalidades que até mesmo outras opções free ou pagas não possuem.
Também gostei da simplicidade que provavelmente vem da filosofia K.I.S.S e
que é sempre muito bem vinda.

Abraços
Fernando