[GTER] freeRouter

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Dec 29 15:12:53 -02 2015

> Meu caro Rubens. Infelizmente eu não posso falar sobre Java com o mesmo
> entusiasmo que você.

Eu também por default torço o nariz para coisas escritas em Java, por
exemplo os NMS da ManageEngine... mas eu já vi um sistema complexo em C que
atendia milhões de usuários (não é força de expressão, eram milhões mesmo)
ser substituído por um escrito em Java e vi que as dificuldades de scaling
tem como ser endereçadas. O que se fez foi criar um conjunto de classes
muito sólido e rápido - usando o melhor expertise da equipe - que depois
eram reutilizadas por gente não tem experiente mas que não tinha muito como
errar ao seguir um modelo já pornto.

> Se há preocupação com a qualidade do código eu me perguntou por qual razão
> foram escolher justo Java então.

Eu não sei o motivo do autor do freeRouter, mas posso te comentar o motivo
da escolha do caso que vivi acima: longevidade. O que se vê em linguagens
de programação é que a cada ano existe a linguagem do momento, que depois
perde momentum e é substituída por outras... então se você imagina o
cenário em que daqui a 10 anos alguém precise der manutenção num código,
ele leva a soluções que não sejam nem as melhores nem muito ruins, mas que
sejam algo médio que ainda existirá.

> feitas em Java ou algo similar. Mas olhando o todo e por default eu não
> vejo Java com tanto entusiasmo assim aonde quer que ele exista.

Cuidado que a interface do Gmail é Java, então ela pode se magoar e fazer
seu e-mail passar a dar problemas... ;-)

> Sobre o software em questão parece interessante e com um leque de
> funcionalidades que até mesmo outras opções free ou pagas não possuem.
> Também gostei da simplicidade que provavelmente vem da filosofia K.I.S.S e
> que é sempre muito bem vinda.

Você pode reescrever o projeto dele em Go se preferir...

Rubens