[GTER] freeRouter

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Dec 29 11:30:48 -02 2015

> Parece que é tudo escrito em Java:
>
> http://sources.nop.hu/src/rtr/

O que não é em si um problema. Eu já vi sistemas em Java bastante
escaláveis; qualquer sistema escrito com pensamento linear se torna um
gargalo em sistemas concorrentes, mesmo em C. O que é nítido da metodologia
de desenvolvimento desse produto é a preocupação com qualidade de software,
o que é um alívio frente a um mundo com tantas cópias de BugOS... digo,
RouterOS, rodando.

A apresentação menciona os pontos de Java que afetariam escalabilidade e
como isso foi trocado para código nativo, o que já é um bom sinal de que os
possíveis gargalos foram identificados (e talvez até já resolvidos, mas
isso é algo que só com teste dá para confirmar). Então exceto para
aplicações de HFT (High-Frequency Trading) onde qualquer ns significa $
perdido, ser em Java não é por si só um problema.

Como o Java se tornou o novo Cobol, tendemos a ter presunção de que tudo
escrito em Java é tão ruim quanto o que existe de código Java ruim por
aí... mas código ruim aparece espontaneamente independente de linguagem,
basta ter um programador mais preocupado em apertar o botão send do e-mail
com "terminei" do que com a qualidade do código.

Rubens