[GTER] ter servidores próprios ou de terceiros

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Dec 10 22:42:25 -02 2015

> [...]
>
> Hoje tenho conexão com a Level 3, a Highwinds e o PTT Metro.
> A empresa é um ASN, tenho sessão full bgp com as duas operadoras.
> Opero com servidores de DNS próprios.
> Um cidadão que é consultor e professor em uma universidade
> contratado para auditar o funcionamento da rede,
> insiste que eu coloque o serviço de dns fora daqui
> em um serviço pago no site cloudns.net
> percebi existia opção para usar servidores de dns no Brasil
> a meses atrás hoje já não encontro mais está opção.
>
> Por favor me ajudem:
>
> Quais são os prós e contras nesta decisão?

Prós:
- Você passar a seguir as BCPs de DNS que dizem para colocar os servidores
com autoridade em redes distintas, pois hoje você está com todos no mesmo
lugar
- Defletir ataques de DDoS com foco em DNS para outrem

Contras:
- Perder alguma gerenciabilidade
- Ter que pagar algum $

> Existem serviços melhores que este no Brasil?

Esse serviço do cloudns.net é incrivelmente bom para as poucas patacas que
ele custa, e tem servidores no Brasil... mas também com servidores DNS no
mundo incluindo o Brasil há serviços gratuitos como os da Cloudflare, há
serviços gratuito para um domínio e pago para mais como pointhq.com ... e
há serviços caros como o cão tipo Dyn.

> Data Center da IBM?

 DNS é algo mais para empresas especializadas do que para mamutes de TI...

DNS bem administrado é uma demonstração da reputação da empresa?

Não. A verdade é que as pessoas só lembram de DNS quando ele não funciona,
então se a falha no DNS gera uma falha, às vezes fatal, na reputação da
empresa... mas quando funciona ninguém vai olhar os seus registros e te dar
um elogio.

> Level 3 e Highwinds tem serviços de DNS secundário?

Eu não usaria secundários de operadoras de trânsito para nada que não fosse
DNS reverso, que é um serviço autoritativo com requisitos de
disponibilidade bem menores.

Rubens