[GTER] ter servidores próprios ou de terceiros

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Dec 11 08:58:51 -02 2015

Interessante!
Eu sempre costumo recomendar algo similar para meus clientes.
Mas como sou um noobie em DNS, desconhecia esses serviços como o cloudns.net
.
Eu meio que criei uma receita própria de bolo que vem funcionando muito bem.

O que eu costumo recomentar é:

a) Um domínio específico para recurso de infra, usando DNS do Registro,
servindo de apontador para os diversos clientes:
   - ns1.nomedomeuprovedor.meuisp.net.br A <IP-do-autoritativo-publicado-1>
   - ns2.nomedomeuprovedor.meuisp.net.br A <IP-do-autoritativo-publicado-2>
   - ns1.clientex.meuisp.net.br A <IP-do-autoritativo-publicado-1>
   - ns2.clientex.meuisp.net.br A <IP-do-autoritativo-publicado-2>
   - ns1.clientey.meuisp.net.br A <IP-do-autoritativo-publicado-1>
   - ns2.clientey.meuisp.net.br A <IP-do-autoritativo-publicado-2>

b) Master Hidden dentro de casa, debaixo do suvaco, no que eu costumo
chamar de DMZ-2.
   Só falando com rede de gerência e com os Slaves que vão estar publicados.

c) Autoritativos publicados
   1 Autoritativo na Rede DMZ de serviços públicos
   1 Autoritativo no provedor de Cloud
       Se cliente for mão de vaca, faço uma gambiarra[1]
       colocando o segundo autoritativo com IP do Trânsito.

[1] Já sei que vou tomar petelecos, e ser xingado.
    Mas sim, eu faço essas gambiarras...

Em 10 de dezembro de 2015 22:42, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Prós:
> - Você passar a seguir as BCPs de DNS que dizem para colocar os servidores
> com autoridade em redes distintas, pois hoje você está com todos no mesmo
> lugar
> - Defletir ataques de DDoS com foco em DNS para outrem
>
> Contras:
> - Perder alguma gerenciabilidade
> - Ter que pagar algum $

> Esse serviço do cloudns.net é incrivelmente bom para as poucas patacas que
> ele custa, e tem servidores no Brasil... mas também com servidores DNS no
> [...]

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação