[GTER] uma ideia para discussão: SPF reverso.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Jul 31 17:40:11 -03 2012

On Tue, 31 Jul 2012, Giovane Heleno wrote:

> No caso de um servidor de email com vários domínios, como um provedor de
> hospedagem por exemplo... aí sim faria sentido o +all no RSPF.
> Mas somente no IP do servidor.

não creio. acho que a regra +all é maldita tanto no SPF direto quanto no
reverso. ele deveria publicar a lista completa dos domínios autorizados a
enviar email por ele.

estou rascunhando uma especificação do protocolo em que a regra default é
SEMPRE -all.

> Ou seja, este IP estaria autorizado a enviar qualquer domínio, já que é um
> servidor de email compartilhado com vários domínios.

pois é, discordo. ele não está autorizado a enviar qualquer domínio,
somente dos que hospeda! pode ser um milhão, mas ainda isso não é
'qualquer'. sim, é um saco relacionar um zilhão de domínios, mas não dá
para aceitar outro +all.