[GTER] Balanceamento do BGP para ASN pequeno

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Fri Jul 20 17:11:35 -03 2012

Lentidão BGP não vai detectar, vai ter que monitorar constantemente a
saúde da sua rede com ferramentas baseadas em flow, por exemplo, e daí
otimizar a saída fazendo algum tipo de PBR em seu firewall ou roteador.
A entrada você vai poder tentar melhorar exatamente divulgando redes
mais específicas com as operadoras.

Enfim, como já falaram aqui no passado, engenharia de tráfego é uma arte :)

Acredito que este trabalho braçal possa ser otimizado por algum
appliance, mas acredito que se o ASN é pequeno, o custo possa ser um
fator proibitivo.

De maneira geral, no Brasil, você pode segmentar a rede até um /24.

O provedor vai permitir que você divulgue seu bloc  até o limite de um
/24. Acredito que a informaçao que você recebeu foi a respeito do /20
foi referente á categoria small/micro, que tinha que justificar um /20 e
hoje é /22.

Porém sempre que possivel, agregue as redes, vejo por aí gente
divulgando 4 x /24... em blocos contínuos..

Sobre o TTL, você diz multihop? Se for, acredito que o mínimo teria que
ser 1, para um peer diretamente conectado á sua WAN.

Lembre-se também que caso você opte por usar um openbgpd, quagga, etc,
rodando em cima de uma caixa BSD/Linux, o multihop vai ter que ser
alterado na sua ponta e no peer.

[]s