[GTER] Balanceamento do BGP para ASN pequeno

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jul 20 17:43:58 -03 2012

> entendo a necessidade da boa configuração, só que se um dos provedores
> estiver com latência ou algum tipo de lentidão... não gostaria de ter que
> interver manualmente...
> por isso estou sondando pra saber se algo evoluiu nesse mundo

Existe uma solução da Cisco para isso que se chama Performance Routing
(antigo OER, Optimized Edge Routing)
http://www.cisco.com/go/pfr

Mas habiltá-la iria requerer:
1) Alterar seus roteadores de borda para algum Cisco que rode IOS
recente e que tenham feature-set Service Provider
2) Instalar um Cisco 7200/NPE-G2 adicional aos roteadores de borda
para ser o controlador mestre
3) Escolher uma seleção de umas 20 mil rotas que concentre boa parte
do seu tráfego e descarte as outras mandando para rotas default, pois
esse é o limite dessa solução.

Para quem tem 3 uplinks de 30 Mbps a chance é grande disso não caber
no seu orçamento...

Rubens