[GTER] Utilizar IP no méximo

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Jul 19 22:41:02 -03 2012

2012/7/19 Rafael Cresci <cresci at gmail.com>:
> Ricardo,
>
> Não necessariamente a organização exemplificada tenha estabelecimento legal naquele país,
> mas apenas infraestrutura, para atender clientes que podem ser locais ao México, ou americanos, ou mesmo brasileiros.

Num caso genérico pode até ser, mas é notório que banda é cara no
México (efeito do monopólio) e a latência para lá é sempre ruim (tanto
que México consta como exceção de SLA em todos os contratos de banda
internacional que analisei e assinei).

Outro ponto curioso é que há apenas dois países da América
Latina/Caribe com NIR (registro nacional), e são exatamente Brasil e
México. Os outros países pedem recursos de numeração diretamente ao
LACNIC; esse tipo de migração de IPs é bastante sugestivo de algum
tipo de arbitragem, quer financeira, quer - o que é ainda pior - de
evitar políticas locais de atribuição de IPs.

Minha opinião pessoal (disclaimer: não é a opinião ou posição do meu
empregador) esse caso específico é no mínimo curioso, e a não ser que
seja um uso legítimo por uma circunstância que não consegui imaginar,
deveria ser evitado por quem está considerando isso. Também preferia
que esse detentor de IPs ao invés de perguntar se alguma regra irá
pegá-lo, se ele perguntasse se o uso previsto é um um caso razoável.

Rubens