[GTER] Wi-Fi com Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jan 9 15:01:25 -02 2012

> Temos um cliente que possui algumas soluções em Wi-Fi, inclusive "de
> grife", com gerenciador centralizado, mas que está buscando alguma
> alternativa mais barata como piloto.
>
> Estamos estudando uma alternativa com o uso de equipamentos Mikrotik.
> Pelo que vimos por aí, há algumas empresas no Brasil que vendem até o
> kit completo, com gabinete, antenas, etc.

O difícil é achar kits homologados pela Anatel com equipamentos
atualizados. Muitos distribuidores desistiram de homologar por não
terem retorno na venda de produtos, e isso é essencial para se operar
dentro do regulatório.

> Pelo que andei pesquisando, minha ideia inicial seria ter um RB1100 (ou
> semelhante) como gerenciador, e vários RB433AH como access points,
> usando de 1 a 3 antenas cada.
>
> Algumas dúvidas:
>
> 1) Eu consigo gerenciar a configuração de múltiplos RB433AH a partir de
> um único RB1100?

Não tem nenhuma relação do que você usa como concentrador do que você
usa como AP, numa tecnologia que não envolva gestão automática de
coberturas sobrepostas. Usar o mesmo sistema (RouterOS) diminui um
pouco o TCO, mas não é requisito; o RouterOS não tem um gerenciador
centralizado de configuração nem rodando na própria RB nem
separadamente. Há um programa de monitoração gratuito chamado The
Dude, mas ele não faz configurações.

Quanto ao número de antenas por RB433AH, dependendo do tamanho ou do
consumo do cartão não é possível colocar 3 cartões wireless. Melhor
considerar apenas 2.

> 2) Caso seja possível, é necessário ter uma VLAN específica para
> comunicar o RB1100 com os RB433AH, ou eu posso ter todos ligados numa
> VLAN junto com os pontos de acesso UTP e jogar o tráfego direto para o
> roteador dessa VLAN? Considerando que a solução wi-fi seria toda level 2
> (bridge).

Pode sim. Se a solução é L2 pode ser prudente utilizar MPLS+VPLS para
transportar os usuários dos APs para o concentrador, o que já isolará
gerência do tráfego útil.

> 3) Pela experiência de quem já usa solução semelhante, quantos usuários
> eu deveria considerar como máximo por rádio access point?

Depende da banda ofertada, mas 20 por cartão já é um número otimista
se os clientes não executarem um protocolo de acesso como o Nv2.

Rubens