[GTER] SNMP Server

Rafael Cresci rafael at miaminoc.com
Fri May 27 20:12:40 -03 2011

Rubens, não me refiro aos contadores de 64 bit (tem nos forums do PRTG como importá-los).

Já o problema é que, por exemplo, nos intervalos de 30 dias (que é o que interessa) ele não faz a conta em cima das (8640) leituras de 5 em 5 minutos (ou das leituras minuto a minuto considerando intervalos de 5 minutos, e iniciando às 00:00:00h do dia 1 de cada mês), mas sim da média a cada 2h. Estes disparates é que deixam os gráficos bem diferentes dos do outro lado, e pra quem está sendo cobrado por Mbps (em especial no Brasil) qualquer 100kbps "a menos" na conta é essencial.

Tem até como mexer e ajustar, mas aí perde a praticabilidade do negócio.

Fora que, no upgrade entre versões, já tive problemas de databases corrompidos, falhas de segurança que demoraram meses a serem corrigidas, cron rodando em tempos errados ou demorando demais a fazer leituras (mesmo com o spine), incompatibilidade entre spine e versão do software e arquitetura de plugin... Enfim, uma zorra. Muita dor-de-cabeça para ficar gerenciando e mantendo isso e, ao menos aqui nos EUA, tempo é dinheiro (US$ 25 a hora no caso de um admin de rede assalariado, ou US$ 150/250h o avulso). Mais fácil e barato comprar uma solução como o PRTG, prontinha, com uma empresa por trás dando suporte e garantia, que é fácil de usar e funciona sem ter de ficar mexendo na rebimboca da parafuseta.

Se ainda fosse um open-source que não dependesse da boa-vontade da comunidade ou dos desenvolvedores, ou que fosse quase auto-suficiente, vai lá. Não sou contra. Mas, em se tratando de algo crítico para o negócio (ao menos o meu), não dá pra brincar nem pra confiar numa colcha de retalhos como o Cacti ou gastar 500h de programadores para customizar o Nagios (e ter que refazer tudo a cada release do treco).

[]s
Rafael Cresci