[GTER] SNMP Server

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 27 18:57:33 -03 2011

2011/5/27 Rafael Cresci <rafael at miaminoc.com>:
> Nos meus testes com o Zabbix vi que ele é mais centrado no gerenciamento e mapeamento de redes incluindo estações (e centrado nelas) do que apenas na infra de rede em si. Para minha necessidade (datacenter/monitoramento apenas de uso de banda) não serviu (não vendo serviços gerenciados).
> O Cacti também não, visto as leituras esquisitas dele em portas >100Mbps e as médias que ele faz na agregação de tempo.

Leituras esquisitas do Cacti podem ser resolvidas com utilização de
contadores de 64 bits. É uma pena que o default seja 32 bits, mas é
contornável.
Dá para definir os intervalos de agregação para que ele não agregue
dentro da vida útil daquela informação.

> Para esta finalidade o que mais serviu até hoje ao meu propósito foi o PRTG da Paessler. Simples, fácil, sem ter de scriptar nada, e agora até S/J/Netflow suporta incluso no preço. E faz monitoramento de estações também se quiser.

A quantidade de citações positivas sobre o PRTG é realmente boa.

Rubens