[GTER] SNMP Server

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 27 20:51:34 -03 2011

> Já o problema é que, por exemplo, nos intervalos de 30 dias (que é o que interessa) ele não faz a conta em cima das (8640) leituras de 5 em 5 minutos (ou das leituras minuto a minuto considerando intervalos de 5 minutos, e iniciando às 00:00:00h do dia 1 de cada mês), mas sim da média a cada 2h. Estes disparates é que deixam os gráficos bem diferentes dos do outro lado, e pra quem está sendo cobrado por Mbps (em especial no Brasil) qualquer 100kbps "a menos" na conta é essencial.
>
> Tem até como mexer e ajustar, mas aí perde a praticabilidade do negócio.

Eu me referia a parâmetros do próprio Cacti, não a customizações de código...

> Fora que, no upgrade entre versões, já tive problemas de databases corrompidos, falhas de segurança que demoraram meses a serem corrigidas, cron rodando em tempos errados ou demorando demais a fazer leituras (mesmo com o spine), incompatibilidade entre spine e versão do software e arquitetura de plugin... Enfim, uma zorra. Muita dor-de-cabeça para ficar gerenciando e mantendo isso e, ao menos aqui nos EUA, tempo é dinheiro (US$ 25 a hora no caso de um admin de rede assalariado, ou US$ 150/250h o avulso). Mais fácil e barato comprar uma solução como o PRTG, prontinha, com uma empresa por trás dando suporte e garantia, que é fácil de usar e funciona sem ter de ficar mexendo na rebimboca da parafuseta.

Eu já vi um Cacti com problemas gritantes de performance que acabaram
sendo rastreados para implementação ruim na rrdtool 1.2. Upgrade para
rrdtool 1.3 diminuiu brutalmente os problemas; esse upgrade usando a
mesma versão de Cacti deu problemas e a versão de Cacti teve que ser
atualizada para poder usar a nova rrdtool.
Só para reforçar seu ponto de que há problemas que vão custar um bom
número de horas, de fato foram muitas horas para resolver isso.

> Se ainda fosse um open-source que não dependesse da boa-vontade da comunidade ou dos desenvolvedores, ou que fosse quase auto-suficiente, vai lá. Não sou contra. Mas, em se tratando de algo crítico para o negócio (ao menos o meu), não dá pra brincar nem pra confiar numa colcha de retalhos como o Cacti ou gastar 500h de programadores para customizar o Nagios (e ter que refazer tudo a cada release do treco).

E para extender esse tipo de problema de escalabilidade ao mundo
closed-source, eu fiquei espantado com como o OpManager (ManageEngine)
é lento. Interface muito boa, facilidade de instalação, mas nada que
se possa usar se você não puder contar os dispostivos gerenciados com
2 dígitos ou menos.

Rubens