[GTER] Gerência/medição de SLA de links

Alexandre Silva chima at g2.net.br
Sun May 22 18:39:45 -03 2011


Foi a mesma coisa, Gustavo, entrega via sdh setado errado. Apenas acho um
absurdo, uma operadora onde estou negociando 1 Gigabit, somente achar o
problema em 6 dias. E o pior, problemas de configuracao em 3 links de SDHs
diferentes, com volumes diferentes de cada circuito.

Abraco.

Chima
G2Net Sul Telecom

Em 21 de maio de 2011 09:58, Gustavo Santos <gustkiller at gmail.com> escreveu:

> Já tive este problema com a oi em link de 155, provavelmente a entrega era
> via sdh/pdh e com as perdas do protocolo para ethernet, se setar a 155(oc3)
> só dá 137 aproximadamente. Aqui resolveu quando aumentaram para a próxima
> hierarquia sonet (210) mbits no enlace e limitaram no equipamento de
> entrega.
>
> Enviado do Google Nexus S
> Em 20/05/2011 17:43, "Alexandre Silva" <chima at g2.net.br> escreveu:
> > Passei por isso a algum tempo atras e na minha opiniao, a questao da
> multa
> > por SLA nao cumprido tem sentido se vc vai cancelar o servico com uma
> > determinada operadora. Penso que nao é saudavel comprar briga com que te
> > fornece o link, faz peering, swap, etc.. mesmo tendo outras opcoes ativas
> em
> > sua rede. Neste momento tenho link da GVT em 3 cidades diferentes e, para
> > minha surpresa, os 3 links estavam com disponibilidade abaixo da
> contratada.
> > Uma cidade a GVT resolveu prontamente, outra levou 3 dias e uma delas com
> > link de 155 Mbps chapando em 137 Mbps nao resolve a praticamente uma
> semana.
> > Solicitei upgrade da outra operadora para compensar e volicitei desconto
> na
> > fatura pelo desempenho nao atingido...
> >
> > Chima
> >
> > Em 20 de maio de 2011 16:22, Leonardo Andrade
> > <aaaleonardolists at gmail.com>escreveu:
> >
> >> Caros, não quis dizer recompensa no sentido de ressarcimento de
> >> prejuízos. E assim algum benefício como desconto nas próximas faturas,
> >> coisas do tipo.
> >>
> >> 2011/5/20, Fernando Ulisses dos Santos <fernando at bluesolutions.com.br>:
> >> > Minha visão:
> >> >
> >> > A multa por SLA não cumprido nunca vai ultrapassar o valor de
> contrato,
> >> > o fornecedor de link não pode pagar pelo prejuízo do negócio do
> cliente,
> >> > ele não recebe por isso. Para comprovar isso, nenhuma empresa está
> >> > disposta a entregar parte de seus lucros aos fornecedores só porque os
> >> > fornecedores entregaram o que estava no contrato.
> >> >
> >> > Se o negócio é tão crítico que precisa de mais disponibilidade,
> contrate
> >> > mais de um fornecedor, por meios físicos diferentes, caminhos
> >> > diferentes, etc.
> >> >
> >> > Minha experiência:
> >> >
> >> > Já consegui desconto na fatura, já consegui renegociação mais
> agressiva
> >> > de contrato, mas na maioria das vezes o máximo que consigo é com que o
> >> > fornecedor entregue o que foi prometido.
> >> >
> >> > Fernando Ulisses dos Santos
> >> > Blue Solutions - Soluções em TI
> >> > 19-3321-9068 / 19-3551-3898
> >> >
> >> >
> >> > Em 20-05-2011 13:03, Eduardo Júnior escreveu:
> >> >> Olá,
> >> >>
> >> >>
> >> >> 2011/5/20 Leonardo Andrade<aaaleonardolists at gmail.com>:
> >> >>> Interessante as abordagens do Moroni e Rubens.
> >> >>>
> >> >>> Rubens, vocês chegaram a recorrer a alguma multa contratual ou mesmo
> >> >>> pedir alguma recompensa pelo SLA não cumprido, diante da recusa da
> >> >>> operadora em fornecer os dados?
> >> >>
> >> >>
> >> >> Mas é complicado essa questão da multa.
> >> >>
> >> >> A multa seria apenas uma advertência financeira e não uma recompensa
> >> pelo
> >> >> prejuízo causado pelo não cumprimento do SLA.
> >> >>
> >> >> Nunca parei pra ler um contrato onde se especifica a SLA e suas
> punições
> >> >> em caso
> >> >> de não cumprimento, mas o cálculo de recompensa seria inviável.
> >> >>
> >> >> Suponhamos o seguinte cenário: Empresa A com X empresas, cada empresa
> >> >> do conjunto X tem Y empresas e assim por diante.
> >> >> Impossível calcular o prejuízo de toda essa cadeia.
> >> >>
> >> >> Então, só lendo minuciosamente o contrato para saber como agir.
> >> >> E sempre tomar essa atitude do Rubens, muito capciosa.
> >> >>
> >> >>
> >> >>
> >> > --
> >> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >> >
> >> --
> >> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>
> >
> >
> >
> > --
> > Alexandre Silva - Chima
> > G2Net Sul Telecom
> > (54) 4141.2000
> > (54) 9151.1666
> > www.g2.net.br
> > --
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



-- 
Alexandre Silva - Chima
G2Net Sul Telecom
(54) 4141.2000
(54) 9151.1666
www.g2.net.br



More information about the gter mailing list