[GTER] Gerência/medição de SLA de links
Fernando Ulisses dos Santos
fernando at bluesolutions.com.br
Fri May 20 14:43:23 -03 2011
Minha visão:
A multa por SLA não cumprido nunca vai ultrapassar o valor de contrato,
o fornecedor de link não pode pagar pelo prejuízo do negócio do cliente,
ele não recebe por isso. Para comprovar isso, nenhuma empresa está
disposta a entregar parte de seus lucros aos fornecedores só porque os
fornecedores entregaram o que estava no contrato.
Se o negócio é tão crítico que precisa de mais disponibilidade, contrate
mais de um fornecedor, por meios físicos diferentes, caminhos
diferentes, etc.
Minha experiência:
Já consegui desconto na fatura, já consegui renegociação mais agressiva
de contrato, mas na maioria das vezes o máximo que consigo é com que o
fornecedor entregue o que foi prometido.
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 19-3551-3898
Em 20-05-2011 13:03, Eduardo Júnior escreveu:
> Olá,
>
>
> 2011/5/20 Leonardo Andrade<aaaleonardolists at gmail.com>:
>> Interessante as abordagens do Moroni e Rubens.
>>
>> Rubens, vocês chegaram a recorrer a alguma multa contratual ou mesmo
>> pedir alguma recompensa pelo SLA não cumprido, diante da recusa da
>> operadora em fornecer os dados?
>
>
> Mas é complicado essa questão da multa.
>
> A multa seria apenas uma advertência financeira e não uma recompensa pelo
> prejuízo causado pelo não cumprimento do SLA.
>
> Nunca parei pra ler um contrato onde se especifica a SLA e suas punições em caso
> de não cumprimento, mas o cálculo de recompensa seria inviável.
>
> Suponhamos o seguinte cenário: Empresa A com X empresas, cada empresa
> do conjunto X tem Y empresas e assim por diante.
> Impossível calcular o prejuízo de toda essa cadeia.
>
> Então, só lendo minuciosamente o contrato para saber como agir.
> E sempre tomar essa atitude do Rubens, muito capciosa.
>
>
>
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