[GTER] Implantação IGP / OSPF

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Nov 17 16:55:50 -02 2010

Multicast e rádios Wi-Fi nunca foram grandes amigos. Os problemas
variam de nenhum problema a não passar nenhum pacote conforme a
geração, fabricante, modelo, firmware, mas a média histórica é alta e
a tendência não é de queda.

No caso de roteamento IPv4(mesmo que com MPLS) sobre Wi-Fi, eu acho
bem mais prático mudar para unicast do que ficar procurando alterações
para resolver. Não que não se deva tentar obter essa melhoria do
fabricante, especialmente por causa de IPv6, mas para não se tornar
dependente de uma versão de firmware. Mesmo IPv6 pode ser mais prático
comutá-lo por MPLS (caso seu PE suporte), o que permite oferecer
serviços IPv6 e contratar upstreams IPv6 com o mesmo backbone.

Rubens