[GTER] ARP Gratuito

Igor Giangrossi igiangrossi at yahoo.com
Fri Feb 29 18:40:08 -03 2008

Jerônimo,
O melhor jeito de se bloquear este tipo de ataque em switches mais básicos é colocar as entradas de ARP estáticas. Sobre o caso da falha nos roteadores, você usa redundância com VRRP/HSRP? Ou tem redundância de links L2 com Spanning Tree (não apareceu no seu diagrama...)?

Existem algumas técnicas que controlam isso de forma automática, inclusive para os casos com estações recebendo endereços via DHCP. Isto é feito através de DHCP Snooping e Dynamic ARP Inspection, e por exemplo a maioria dos switches Cisco o fazem.

Mas como você quer usar o que já tem mesmo, a não ser que insira outros elementos na rede para fazê-lo, as entradas estáticas são a solução mais simples e mais efetiva. Você pode por exemplo colocar as entradas estáticas dos routers e máquinas principais nos hosts, e colocar entradas estáticas na tabela MAC dos switches (caso não haja redundância). Mas como toda solução estática, ela não é muito amigável a mudanças... :-)

[]s
Igor