[GTER] ARP Gratuito

Jerônimo Bezerra jab at ufba.br
Fri Feb 29 16:57:48 -03 2008

Desculpe Nelson, fiz confusão e a "figurinha" se desmontou.. a maq2 tá
no sw2.

Seguinte: a maq1 e a maq2 estão conectadas num mesmo switch ( não
gerenciável ), e a maq1 faz ARP gratuito pra broadcast e dentro do
quadro coloca como destino o IP/MAC da maq2 e origem MAC da maq1 e IP do
router para "envenenar" a tabela ARP da maq2, fazendo-a enviar tudo
através da maq1. Então, como entre o switch destas maquinas e o roteador
podem haver "n" switches, fica difícil posicionar o ip-sentinel ( ainda
estou estudando-o para entender ).  Por isso pensei em bloquear nas
estações diretamente.

Pode me explicar melhor o ip-sentinel neste ambiente? O que ele faria no
caso da maq1 enviar o ARP Reply sem um arp request antes?

Grato,

Jerônimo