[GTER] BGP - Balanceando Saida seletivamente.

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Tue Feb 19 09:24:01 -03 2008

Eduardo,

On Tue, Feb 19, 2008 at 12:55:16AM -0300, Eduardo Meyer wrote:
> Pessoal, eu consigo fazer o tráfego outbound destinado ao AS 4230 sair
> perfeitamente por onde eu quiser, definindo localpref, por exemplo
> saindo pelo AS17379 que é uma pequena parte do meu ambiente.
>
> Porém, eu preciso fazer um balanceamento proporcional desse tráfego outbound.
>
> Preciso que 40% do tráfego saindo para o 4230 saia pelo 1881 enquanto
> os outros 60% saindo para o 4230 saia pelo 17379.
>
> Já tentei com weight, tentei com med, tentei com localpref, mas não
> consigo. Simplesmente eu apenas modifico itens na tabela de decisão de
> roteamento mas não balanceio nada.

Estranho pois pelo número de prefixo (~90) e a uniformidade dos
tamanhos, com origem no ASN deles é relativamente simples você alterar
o localpref para uma divisão de interesse de trafego seu que lhe de os
40/60 ou próximo disto.

Comece dividindo meio a meio e depois va "movendo" o localpref aos
poucos prefixo por prefixo para o link maior até obter o balanceamento
que você deseja.

> Preciso de sugestões dos mais experientes pois estou perdido, sem
> saber sequer o nome do recurso que devo aprender. Sugestões e
> principalmente exemplos são ainda mais bem vindos.
>
> Obrigado.

Engenharia de tráfego é uma arte !

> --
> Eduardo Meyer