[GTER] Fwd: ALERTA: Apagão na internet

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Tue Aug 21 20:12:49 -03 2007

Por algum motivo esta mensagem não chegou na lista. Reenviando...

On 8/16/07, João Carlos Mendes Luís <jonny at jonny.eng.br> wrote:

> região
> mil
> >

> Isso a anatel não deixa.  Os custos de telecomunicações são por degrau.

 Não conheço bem a legislação, mas algumas operadoras têm preços diferentes
para capital e interior, que também variam conforme os estados que atendem.

Os valores de C poderiam ser uma média de uma região X tão grande quanto um
estado e Z seria um valor fixo definido pelo legislador para evitar que as
operadoras pulverizassem muito suas centrais com objetivo de diminuir a
quantidade de assinantes por central e assim reduzir o interesse de
concorrentes.

Em alguns planos a cobrança das ligações telefônicas de longa distância
varia de acordo com a distância. Seria o mesmo para o acesso de internet, o
custo do last-mile variaria conforme o custo (médio) para alcançar a
respectiva central (IP ou DSL/Cabo) de onde se contrataria o acesso à
internet propriamente dito.

> Haveria dois tipos de central, uma IP onde C e Z seriam maiores e outra
> >

> Quem se daria mal seria justamente quem tem menos poder de compra.  As
> areas mais pobres teriam o serviço mais caro.
>
> Como telecomunicações é um serviço publico, de concessão, tem que ser
> igualitário, não valem as regras de mercado, exceto para abaixar o
> preço, por igual.

Energia elétrica também é uma concessão pública e a cobrança dos serviços é
separada por geração, transmissão e distribuição. O usuário sabe o custo de
cada um, embora nem todos possam escolher de quem comprar devido à problemas
de identificação que são de solução bem mais fácil na telecomunicação de
dados, mais especificamente na de internet.

O acesso à internet seria similar, a "distribuição" equivaleria a
comunicação do usuário com a respectiva central DSL/Cabo, a "transmissão"
equivaleria a comunicação da central DSL/Cabo com a respectiva central IP
("geração") que forneceria o acesso à Internet propriamente dito.

O usuário poderia contratar, caso desejasse, a mesma empresa para mais de
uma dessas etapas mas também teria opções de escolha.

Só que o problema da telecomunicações de dados não é tão visível quanto o
energético e o da aviação, já que a maioria das pessoas nem sabe como o
acesso à internet funciona e pouquíssimos saberiam identificar a causa dos
problemas.