[GTER] RES: RES: ENC: ALERTA: Apagão na internet

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu Aug 16 19:13:26 -03 2007

Tukso Antartiko wrote:
> Para mim o preço do "last-mile" cobrado do usuário final deveria ser
> variável, considerando os custos envolvidos C de ligar os clientes da região
> X até a respectiva central Y, onde cada central deveria ter no mínimo Z mil
> clientes contratados.

Isso a anatel não deixa.  Os custos de telecomunicações são por degrau.
> Haveria dois tipos de central, uma IP onde C e Z seriam maiores e outra
> xDSL(cabo tb?) onde C e Z seriam menores.

Quem se daria mal seria justamente quem tem menos poder de compra.  As
areas mais pobres teriam o serviço mais caro.

Como telecomunicações é um serviço publico, de concessão, tem que ser
igualitário, não valem as regras de mercado, exceto para abaixar o
preço, por igual.