[GTER] RES: RES: RES: ENC: ALERTA: Apagão na internet

Gustavo Zamboni gzamboni at zael.com.br
Wed Aug 15 13:52:59 -03 2007

Jonny,

Não sabia que a lei original era de permitir escolher e não obrigar.
No caso das operadoras obrigarem, não seria ilegal ? você acha que existe
algum tipo de acordo entre elas e os "provedores de acesso" (porque é
chamado assim afinal?) ??
Talvez um tipo de acordo assim, ok, nós operadoras oferecemos o acesso a
internet, fazemos os investimentos em links internacionais e em contra
partida "para não vos quebrar" obrigaremos os clientes a assinarem em
conjunto o provedor de conteúdo.
Me desculpem ser um pouco leigo, mas existem coisas que até hoje eu nunca
consegui entender. A Anatel pode não ter participado disto, mas ela não tem
que regular e fiscalizar suas leis ??

Ref. ao unbundling, eu não tenho a referencia da notícia onde eu vi isto,
mas é muito comum fazerem isto, na França por exemplo eu conheço mais de 10
operadoras ADSL no mesmo cabeamento da France Telecom (que fornece ADSL
também), tecnicamente falando eu não sei como funciona, acredito que cada
uma deve funcionar em uma freqüência diferente e na parte de equipamentos e
centrais cada uma deve ter um espaço (não sei como funciona, mas funciona e
a um bom tempo). Geralmente lá eles vendem  um combo, internet, telefone e
tv digital, os modens adsl+ são roteadores Nat, serv. Dhcp, tem uma saída
ethernet que através de um outro codificador se liga na TV , uma saída rj11
para ligar os telefones que funcionam via voip e tem acesso wireless padrão
g.

Quando a Telefônica entrou no lugar da antiga Telesp, se tinha uma série de
regras a serem seguidas como 1 telefone publico a cada x m2 entre outras.
Acredito que poderia ter algo relacionado à isto também.

Me desculpe quando eu disse que a telefônica era a única, eu quis apenas
mostrar um exemplo que em cada região possuímos apenas uma única empresa
provendo o serviço,  no meu caso na cidade de São Paulo é a Telefônica via o
serviço Speedy.

Atenciosamente,

Gustavo Zamboni

Zael Eletroeletrônica LTDA