[GTER] Instabilidade rede embratel

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Aug 16 20:46:34 -03 2007

Também não sou moderador, mas na ausência de vozes ...

Existe uma lista específica para falar de assuntos de email, servidores,
rede interna  e demais assuntos relacionados, chama-se masoch:

Para softwares/hardware específicos a política da lista (
http://eng.registro.br/gter-list-policy.txt ) recomenda que se busque um
fórum de discussão especializado no produto.

Problemas particulares de usuários domésticos ou pequenas empresas (soho)
não são de muito interesse da lista. Se o problema for geral até desperta
algum interesse, mas não muito.

Pequenos problemas particulares, mesmo relacionados a engenharia de rede
também devem ser evitados (pensar duas vezes, pesquisar mais antes de
postar) pois senão a lista fica inundada de pequenos problemas do dia-a-dia.

Quanto a problemas de performance em determinada operadora nem sempre somos
clientes e/ou temos bom relacionamento com a operadora em questão. Estas
operadoras também não costumam dispor de looking glass e página de status
públicos, portanto frequentemente temos que recorrer a terceiros para
confirmar os problemas que vivenciamos. Não podemos exigir que todos sejam
bem relacionados/atendidos no entanto ninguém gosta de perguntas muito
genéricas como "Alguém está com problema na operadora X?" ou cuja resposta é
facilmente encontrada.

Portanto ao fazer perguntas deste tipo demonstre que tentou resolver o
problema detalhando as tentativas e testes que fez que também contribuirão
para a solução do próprio problema.