[GTER] RES: RES: ENC: ALERTA: Apagão na internet

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Aug 16 13:12:54 -03 2007

Para mim o preço do "last-mile" cobrado do usuário final deveria ser
variável, considerando os custos envolvidos C de ligar os clientes da região
X até a respectiva central Y, onde cada central deveria ter no mínimo Z mil
clientes contratados.

Haveria dois tipos de central, uma IP onde C e Z seriam maiores e outra
xDSL(cabo tb?) onde C e Z seriam menores.

Hoje em dia todo mundo paga um bolo só, não sabe pelo que está pagando nem
pelo que está cobrando. Quando os investimentos estão fluindo pode até
funcionar, mas quando estes diminuem e as operadoras decidem recuperar o que
investiram o resultado são clientes insatisfeitos e/ou operadoras quebrando.

Sonhar não custa nada.