[GTER] RES: Geolocation e rastreamento de IP's

Gilmar M. Magi gmagi at tray.com.br
Thu Aug 16 15:21:22 -03 2007

André,

Fiz alguns testes com o MaxMind (http://www.maxmind.com) e IPLigence
(http://www.ipligence.com/) esta semana, mas nos casos onde os IP's não
foram delegados corretamente para o Brasil, ele aponta Montevideo.

O que eu preciso encontrar, é um serviço com base mais completa. Efetuei
testes no Quova (www.quova.com) através de um parceiro da empresa onde
trabalho e funcionou muito bem, mas não consigo identificar como eles obtém
estes dados.

Por exemplo:

Capturei, aleatoriamente, o IP de uma transação. A compra está com endereço
de cobrança e entrega para o Rio de Janeiro - RJ. Agora os resultados da
geolocalização utilizando o capturado:

IPLigence: Montevideo - Uruguay - South America - GMT-3
MaxMind: Colombia - Cundinamarca Bogotá
IP2Location: Colombia - Distrito Capital - Santafé de Bogotá
Quova: Brasil - RJ - Rio de Janeiro

O Quova funciona melhor que os outros, mas nem sempre. No entanto, minha
curiosidade neste ponto é: como ele consegue? Como eles mapearam isso?

---------------------------------------

Lao DanTong,

Exato, o "proxy" provavelmente é o NAT ao qual se refere, pois em alguns
casos o agente "troca" o IP dele para dificultar o rastreamento. Isso seria
o NAT?

A respeito dos crimes, por enquanto spam ainda não será abordado na
pesquisa. O que desejo analisar é "furto mediante fraude" e demais crimes
contra o patrimônio.

Quanto ao geolocation, eu estava perdendo minhas esperanças mesmo, mas por
acaso encontrei o Quova e fiquei interessado. Por enquanto ele funciona bem
melhor que demais serviços... mas ainda não estou 100% seguro dos resultados
dele...

Desculpe a falta de informação, mas existe alguma forma de contato com o
Nelson Murilo por email? Como posso encontrá-lo?

Andreas,

Não existe nenhuma "regra" para controle de delegação de blocos de IP? Algum
registro, log ou qualquer controle por parte das empresas?

"Os serviços de vários empresas que existem neste área funcionam todos mais
ou menos. Agora eles esta usando outros meios de detectar de onde um IP vem
mesmo, além do registro da RIPE, ARIN, etc."
Saberia dizer que meio é esse? ou pelo menos indicar pelo que pesquisar para
entender melhor esses novos meios?

Obrigado a todos,

Gilmar Moro Magi