[GTER] RES: Geolocation e rastreamento de IP's

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Aug 16 21:32:19 -03 2007

Primeiramente acho muito válido o objetivo da sua pesquisa, existem várias
empresas que implementam técnicas parecidas para detecção de fraudes. No
geral esta informação é apenas uma das várias usadas na composição da
probabilidade de fraude. Uma abordagem é evitar os IPs "sujos", que podem
envolver todos IPs de determinadas regiões, proxys, datacenters e outros.
Outra é tentar relacionar o endereços de entrega/cobrança com o do IP, esta
última costuma ter um peso menor devido a inexatidão já mencionada.

As técnicas já mencionadas por outros na gter:
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2007-June/014790.html são apenas uma
base em cima da qual são feitos alguns aprimoramentos.

Os dados utilizados como base envolvem informações de whois e da alocação
original. Você pode ver um exemplo de whois aqui:
https://registro.br/cgi-bin/whois/ e um (agregado) de alocação:
http://www.completewhois.com/statistics/data/ips-bycountry/rirstats/

Os dados do whois do registro.br restringe o acesso às informações de
Cidade/Estado pois o endereço completo das empresas estava sendo utilizado
para fraudes e o registro deve ter considerado que os dados de Cidade/Estado
são suficientes para estas fraudes.

Você deve estar vendo Montevidéo no resultado das suas consultas pois a sede
do LACNIC, que aloca IPs para o registro.br fica naquela cidade.

A maioria destas bases não são, nem precisam ser, tão precisas quando você
deseja, as melhores costumam ser pagas pois tudo tem um custo.