[GTER] Geolocation e rastreamento de IP's

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Aug 16 11:29:35 -03 2007

On Thu, 16 Aug 2007, Gilmar M. Magi wrote:

> - existe algum meio de rastrear o IP de alguém além do proxy, sem medida
> judicial?

como assim, alem do proxy? se o cara está escondido atrás de um NAT, nem
com medida judicial você localiza o IP. e se localizar não vai servir para
muita coisa se ele veio de um DHCP.

> - usando tracert as vezes eu consigo chegar no provedor do "agente do
> crime". A partir deste momento, só consigo avançar mais e obter dados do
> agente com os logs do provedor de acesso, ou tem algum outro meio de
> fazê-lo?

considere um dos crimesmais comuns, que é o envio de spam fraudulento
através de bots. traceroute é inútil nesse caso porque voce chegará ao
inocente útil e não ao criminoso.

recomendo uma boa conversa com o Nelson Murilo. ;-)

> - por último, estou procurando serviços de Geolocation que funcionem no
> Brasil, mas estou com dificuldade pelo seguinte: Na maioria das vezes
> aponta para Montevideo (blocos de ip não delegados para o Brasil).
> Alguém conhece algum serviço de Geolocation que funcione no Brasil?

isso não funciona. esquece. esses serviços usam o que for cadastrado no
whois. em uma rede de extensão nacional ele vai mostrar o munícipio sede
do dono da rede, mas pode existir máquinas com IPs do bloco em questão em
qualquer lugar o planeta (e logo mais de outros planetas se as idéias do
Vint Cerf vingarem).