[GTER] RES: RES: ENC: ALERTA: Apagão na internet

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Aug 15 18:33:48 -03 2007

> Acho que a decisão sobre ser bom ou ruim está em quem tem resultado
> melhor: A multiplexação de vários usuários num unico provedor, ou a
> concorrência entre provedores para reduzir o preço.

Isso é algo importante num contexto estadual, mas dentro de uma região
metropolitana, ter a última unbundled é totalmente factível e de
interesse de todos.

Infelizmente, os primeiros provedores ADSL queriam impor às operadoras
de telecom que fizessem o transporte intermunicipal de graça... o
resultado é que as operadoras preferiram assumir toda a cadeia de
provimento.

> Infelizmente, o last mile de ADSL, pelo menos no que se refere a cobre,
> não vai ter concorrência tão cedo...  Talvez, se o WiMax funcionar de
> verdade, quem sabe?

(Disclaimer: eu trabalho numa operadora WiMAX).
WiMAX já funciona de verdade hoje, ao contrário do que insiste em
noticiar a imprensa especializada, que atrela aos novos leilões de 3.5
GHz.

Hoje o WiMAX forum homologa equipamentos nas freqüências de 2.5 GHz e
3.5 GHz; nessas freqüências, há 3 empresas com canalização suficiente
para oferecer serviços em maior escala: TVA,  Neovia e Embratel.
Dessas, TVA e Embratel ainda não iniciaram oferta de serviços. Há
concessões de pouco espectro na mão de outras empresas, mas que só
teriam utilidade para escopos mais restritos.

A principal questão é que o WiMAX fixo (formalmente, 802.16-2004, mas
também conhecido como 802.16d) é competitivo com LPs e Frame Relay,
mas não com xDSL, em função de custos de equipamento, instalação e
manutenção.

O xDSL irá sentir competição quando o 802.16e (também conhecido como
WiMAX móvel, mas que não é necessariamente móvel) Certification Wave 2
(que inclui smart-antennas e MIMO) estiver disponível comercialmente e
com CPEs de custo acessível. A previsão de realização dessas condições
é 2008, e então se alguma dessas 3 operadoras que já tem espectro ou,
se acontecer o leilão, algumas novas operadoras, montarem redes
significativas, haverá alternativa para os hoje clientes de xDSL.

Rubens