[GTER] RES: RES: ENC: ALERTA: Apagão na internet

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Aug 15 14:18:57 -03 2007

Tukso Antartiko wrote:
> [...]
>
> Quando o usuário contrata os dois acessos juntos a percepção de
> custo/qualidade se esvai.
>
> O usuário e muitas vezes nem o provedor sabem o que é custo de
> last-mile e o que é custo do acesso à internet. Isto dá margem para o
> provedor fazer jogo duplo, para os consumidores o que onera é a
> conexão da internet, para os produtores o que mais impacta no custo é
> o last-mile.
>
> O usuário também não sabe dizer onde está o problema na qualidade,
> pois não pode isolar os dois fatores, e por este mesmo motivo também

Acho que a decisão sobre ser bom ou ruim está em quem tem resultado
melhor: A multiplexação de vários usuários num unico provedor, ou a
concorrência entre provedores para reduzir o preço.

Infelizmente, o last mile de ADSL, pelo menos no que se refere a cobre,
não vai ter concorrência tão cedo...  Talvez, se o WiMax funcionar de
verdade, quem sabe?

> Estes provedores de conteúdo (email, autenticação, aluguel de modem,
> flanelas em geral) são uma bobagem só, culpa da Anatel que fez vista
> grossa em relação à real intenção da legislação.

Isso, isso, isso....

> Quanto ao aluguel da rede metálica/ADSL da operadora local, isto
> existe em alguns locais mas com várias limitações (preço, capacidade,
> dificuldades) da companhia local.

No Brasil?

                                        Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br