[GTER] RES: RES: RES: ENC: ALERTA: Apagão na internet

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Aug 15 14:13:22 -03 2007

Gustavo Zamboni wrote:
> Jonny,
>
> Não sabia que a lei original era de permitir escolher e não obrigar.

O objetivo era anti-trust, não venda casada.  Faz sentido, não?

> No caso das operadoras obrigarem, não seria ilegal ? você acha que existe

Elas obrigam usando a anatel como justificativa.  Tipico caso de
inversão da lei.  Mas isso acontece somente por que a anatel deixa, claro.

> algum tipo de acordo entre elas e os "provedores de acesso" (porque é
> chamado assim afinal?) ??
> Talvez um tipo de acordo assim, ok, nós operadoras oferecemos o acesso a
> internet, fazemos os investimentos em links internacionais e em contra
> partida "para não vos quebrar" obrigaremos os clientes a assinarem em
> conjunto o provedor de conteúdo.

Nao acho que seja assim.

É mais para evitar que digam que estão fazendo monopólio.

E segudo dizem, parte do que voce paga para o provedor de conteúdo é
redirecionado para o provedor DSL, sob a desculpa de "pagar pela banda
do seu usuário".  Só que esse custo independe da largura de banda
contratada, logo é furada total.

> Me desculpem ser um pouco leigo, mas existem coisas que até hoje eu nunca
> consegui entender. A Anatel pode não ter participado disto, mas ela não tem
> que regular e fiscalizar suas leis ??

A ANAC tambem deveria ter tomado conta do sistema de Aviação Civil no
pais, e agora está sob intervenção federal...

Quem sabe quando alguém morrer navegando no DSL a ANATEL também tenha
alguma intervenção.   ;-)

> Ref. ao unbundling, eu não tenho a referencia da notícia onde eu vi isto,
> mas é muito comum fazerem isto, na França por exemplo eu conheço mais de 10
> operadoras ADSL no mesmo cabeamento da France Telecom (que fornece ADSL
> também), tecnicamente falando eu não sei como funciona, acredito que cada
> uma deve funcionar em uma freqüência diferente e na parte de equipamentos e
> centrais cada uma deve ter um espaço (não sei como funciona, mas funciona e

Em DSL é fácil.  Basta conectar o fio do telefone no DSLAM certo.  Isso
é mecanico.

Em cable é que talvez precisem de frequencias diferentes.

                                        Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br