[GTER] RES: RES: ENC: ALERTA: Apagão na internet

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Aug 15 12:45:24 -03 2007

Gustavo Zamboni wrote:
> Eu me pergunto se a política da ANATEL de obrigar os usuários a assinarem um
> provedor de conteúdo juntamente com a conexão banda larga é eficaz.
> Aliás nunca entendi esta política, para mim isto cheira corrupção.

Isso é mais uma daquelas politicas que foi criada com boas intenções e
cuja interpretação desviada para atender os interesses de alguem, no
caso, as operadoras.

A lei original nao obrigava a ter um provedor de conteúdo junto.  Isso
não faz sentido nem para os deputados e senadores.  Se bem me lembro, a
lei obrigava as empresas de telefonia e cable a PERMITIR o usuário
ESCOLHER o seu provedor de ACESSO.  As empresas ofereciam o cabo entre o
usuário e o provedor, e o provedor oferece o acesso final.  Mas na
prática a gente sabe que o acesso é dado pela própria empresa de
cabo/dsl, e não necessariamente é ruim (nem bom) que seja assim.

O problema, na minha interpretação está na enorme diferença entre
PERMITIR ESCOLHER e OBRIGAR A CONTRATAR um provedor terceiro, ainda mais
se este não dará NADA que interesse ao usuário.

Muitos usuários ficarão felizes de continuar contratando um provedor de
conteúdo, mas obrigar todos a contratar e ainda colocar a culpa na
anatel é f...

> Uma vez eu li que a Anatel tinha aberto a possibilidade de utilização da
> tecnologia ADSL através da rede de cobre da telefônica, esta informação
> procede ? porque não existem outros serviços de acesso adsl a internet sem
> ser o da telefônica ?

Unbundling?

Bem, para comecar tecnicamente isso é complicado, e na prática seria
como abrir a sua casa para o seu concorrente.  Não sei como isso andou,
mas pessoalmente acho que não daria certo.

Em tempo: Mesmo que o texto original enviado neste thread seja falso, é
um fato que nos ultimos meses o acesso Velox no RJ vem caindo
consideravelmente de qualidade.  Pelo tipo de sintomas, eu diria em uma
analise rápida e crua que é simplesmente excesso de usuários e falta de
banda sainte para atendê-los.

                                        Jonny

PS: A Telefonica não é a unica empresa de ADSL no país, bem como SP não é o unico estado cujos habitantes sabem usar um computador...

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br