[GTER] RE: RFC 2822: amavis-new e caracteres inválidos no header dos emails

Cildemac Marques cildemac at hotmail.com
Mon Aug 6 12:34:08 -03 2007

Olá Cássio!

Estou certo que se você pensa em entrar em contato com todos os remetentes de cabeçalho inválido vai ter uma longa jornada. Fizemos uma estatística em 2005 e 2006 quando o percentual de cabeçalhos em não conformidade girava em torno de 20%.

Seria interessante você visitar o site RFC Ignorantes:
http://www.rfc-ignorant.org/

Existem diversos problemas no que se diz respeito a formação de cabeçalho e um dos mais comuns é o campo de data. Veja que o que diz a boa e velha RFC 822, section 5, que especifica:
date-time = [ day "," ] date timeday = "Mon"/"Tue"/"Wed"/"Thu"/"Fri"/"Sat"/"Sun"date = 1*2DIGIT month 2DIGITmonth = "Jan"/"Feb"/"Mar"/"Apr"/"May"/"Jun"/"Jul"/"Aug"/"Sep"/"Oct"/"Nov"/"Dec"time = hour zonehour = 2DIGIT ":" 2DIGIT [":" 2DIGIT]zone = "UT"/"GMT"/"EST"/"EDT"/"CST"/"CDT"/"MST"/"MDT"/"PST"/"PDT"/ 1ALPHA /( ("+" / "-") 4DIGIT )

Qual a dificuldade para um administrador de correio entender o que está escrito acima? Entretanto, não é raro encontrarmos:

Date: Segunda, 30 de Janeiro 2005, 18:10:23 BRT

Uau! O que isso deveria significar?

Esse é um dos momentos em que nos perguntamos o que o administrador tinha em mente quando "construiu" isso. Na verdade, acho que os testes são feito assim: ele manda uma mensagem para um outro servidor e se receber então significa que o serviço está "100%". Quando começamos utilizar ferramentas para análises de conformidade nos deparamos com esse tipo de situação.

O pior é que quando você entrar em contato com esses administradores eles vão jurar que o problema é seu e que eles enviam e-mails para A,B e C e funciona perfeitamente - é duro falar com quem não quer ouvir.

Acho que a saída é publicar sua política no site e apontar aos remetentes o que está acontecendo - vai lhe poupar tempo.

Não esqueça de certifica-se que o problema não é no seu amavis - ele pode está gerando isso também.

Observer que alguns produtos de antivírus adicionam rodapé nas mensagens que vacinam e eles podem estar enfrentando problemas na hora de "fechar" as mensagens novamente - isso não é raro.

um abraço

Mac