[GTER] RE: RFC 2822: amavis-new e caracteres inválidos no header dos emails

Cildemac Marques cildemac at hotmail.com
Mon Aug 6 11:57:02 -03 2007


Bom dia Cássio!
 
Esse problema que você citou é mais comum do que imaginamos. Para ser bem honesto, existe até servidores de e-mail que não tratam as RFCs de forma apropriada. O resultado disso é muito claro quando se faz uma análise mais a fundo dos cabeçalhos das mensagens recebidas, pois cerca de 20% do total está fora de qualquer conformidade com a RFC.
 
Acredito que se você tentar entrar em contato com cada um dos ignorantes das RFCs terá um longo caminho a percorrer. E por falar em ignorantes, existe um site interessante chamado http://www.rfc-ignorant.org/ - acho que vale a pena a visita.
 
Quanto aos cabeçalhos, além de inválidos cada um possue o seu próprio formato. Citando o formato data e hora, por exemplo:
A boa e velha RFC 822, section 5, especifica data como:
date-time = [ day "," ] date timeday = "Mon"/"Tue"/"Wed"/"Thu"/"Fri"/"Sat"/"Sun"date = 1*2DIGIT month 2DIGITmonth = "Jan"/"Feb"/"Mar"/"Apr"/"May"/"Jun"/"Jul"/"Aug"/"Sep"/"Oct"/"Nov"/"Dec"time = hour zonehour = 2DIGIT ":" 2DIGIT [":" 2DIGIT]zone = "UT"/"GMT"/"EST"/"EDT"/"CST"/"CDT"/"MST"/"MDT"/"PST"/"PDT"/ 1ALPHA /( ("+" / "-") 4DIGIT )
Isso nos diz que a data pode conter dias da semana (em inglês) com 3 letras, separado por vírgula e o formato é dia mes ano. Já a hora deve ser no formato 24 horas (em formato ANSI onde segundos é uma informação opcional) e time zone. 
 
Simples, não é?
 
Então não posso entender o motivo de receber mensagens no formato:
 
Date: Segunda, 30 de Janeiro 2006, 15:10:23 BRT
 
O que significa isso?
 
Cássio, o que quero dizer é que eu adoraria que o padrão fosse respeitado e que esses erros não são oriundos apenas de formulários escrito "a mão livre" e sim de implementações feitas de qualquer maneira. Me parece que o teste padrão desses administradores é enviar uma mensagem de um lado para outro e se chegar quer dizer que o serviço está "100%".
 
Aliás, os 20% que falei não é um chute e sim uma estatistica que fizemos em 2005 e 2006 com um número significativo de mensagens.
 
um abraço
 
Cildemac Marques
 
> Date: Sat, 4 Aug 2007 22:24:47 -0300> From: casfre at gmail.com> To: gter at eng.registro.br> Subject: [GTER] RFC 2822: amavis-new e caracteres inválidos no header dos emails> > Pessoal,> > Não estou certo sobre a adequação de minha consulta à lista. Se não> for pertinente, por favor, avisem-me.> > Tenho tido muitas ( muitas mesmo ) ocorrências de problemas com> caracteres inválidos no header dos emails, reportados pelo amavis.> > O problema é que está afetando diversos sites (origem dos> e-mails). Pelo jeito, tratam-se de emails que são enviados por aqueles> formulários onde o usuário se cadastra (boletins, promoções, etc).> Além do problema em si, o amavis gera um undelivered return, mas, em> todos os casos que estou observando, o endereço de retorno é recusado.> > Em determinado momento até pensei em avisar o responsável por> cada uma das origens que está enviando os e-mails com probelmas, mas> pareceu-me que deveria, antes, buscar outras idéias.> > Gostaria de saber se alguém possui casos parecidos e como estão> lidando com o assunto. Se possível, alguém com mais experiência,> poderia informar algo como "consequências do desrespeito à RFC2822".> Qualquer indicação de leitura também será útil.> > Agradeço pela atenção.> > Cássio> --> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
_________________________________________________________________
Celeb spotting – Play CelebMashup and win cool prizes
https://www.celebmashup.com/index2.html


More information about the gter mailing list