[GTER] RFC 2822: amavis-new e caracteres inválidos no header dos emails

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue Aug 7 22:29:34 -03 2007

Olá Mac ,

     Agradeço pela atenção e pelas considerações. Meu obrigado também
ao Antõnio Carlos.

     Também consegui ajuda do Elizandro, na lista Postfix-BR, que
ajudou a desativar a verificação. Infelizmente, até a descoberta de
uma forma melhor de lidar com o problema, fui obrigado a desativar.

> Estou certo que se você pensa em entrar em contato com todos os remetentes de >cabeçalho inválido vai ter uma longa jornada. Fizemos uma estatística em 2005 e
>2006 quando o percentual de cabeçalhos em não conformidade girava em torno de
>20%.
>
> Seria interessante você visitar o site RFC Ignorantes:
> http://www.rfc-ignorant.org/

     Já fiz uma visita rápida, mas está na lista de leituras, com mais calma.
     Como disse, parece que o problema é mais amplo (e grave) que eu pensava.

> O pior é que quando você entrar em contato com esses administradores eles vão
> jurar que o problema é seu e que eles enviam e-mails para A,B e C e funciona
>perfeitamente - é duro falar com quem não quer ouvir.

     Imaginei que algo assim fosse acontecer, pois, até mesmo dos
clientes internos já cheguei a ouvir coisas do tipo "mas no email xyz
não recusou...".

> Acho que a saída é publicar sua política no site e apontar aos remetentes o que
> está acontecendo - vai lhe poupar tempo.

     Eu acho que, na maioria dos casos, não deve ter "alguém" ou
"algo" processando as mensagens de retorno, até porque a maioria é
recusada. Assim, não sei se, nesses casos, a política seria lida. No
entanto, é uma idéia boa. Vou iniciar a definição de uma política
clara, tentar obter apoio para ela e publicá-la.

> Não esqueça de certifica-se que o problema não é no seu amavis - ele pode está
> gerando isso também.

     Foi a ressalva que o Antonio Carlos fez e isso é um dos meus
alvos. Confesso que ainda não consegui descobrir se o amavis está
fazendo algo errado. No entanto, estou preparando um novo servidor,
que vai substituir o antigo e, neste, vou instalar um amavis na última
versão. Também vou tentar encontrar uma forma de testar os cabeçalhos
"condenados" pelo amavis.

> Observer que alguns produtos de antivírus adicionam rodapé nas mensagens
> que vacinam e eles podem estar enfrentando problemas na hora de "fechar"
> as mensagens novamente - isso não é raro.

     Nesse caso, é o clamav e não há inclusão de assinaturas no
rodapé, só as marcações padrão nos cabeçalhos.

     Bem, de qualquer forma, só de saber que o problema é mais comum
que eu pensava, já ajuda muito, além das dicas, que servem para ajudar
na definição de caminhos. E meu livro sobre Postfix que não chega...
:-)

     Obrigado pela ajuda e pela atenção.

Cássio