[GTER] CMTS

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Jun 9 16:12:07 -03 2004

Julio Arruda wrote:
> Bom, neste caso, eu diria que ainda vale testar com UDP em cada direcao,
> assim voce elimina "interacoes malucas" do TCP. Tem ate build do iperf
> para cygwin,  se quiser usar maquinas windoze que estejam a mao.
> Nao parece que seja coisa de duplex mismatch do lado do CPE, mas pode
> valer a pena dar uma "descascada" layer por layer, para ver em que nivel
> esta tendo problema de perder pacotes ou atrasar (se for caso de TCP
> dando uma freiada por ter comido toda a janela disponivel).

     O engraçado é que as minhas medidas domésticas confirmam as dele: A banda
total unidirecional é maior que se tentar algo bidirecional.  E que eu saiba,
nem CM nem DSL tem problemas com duplexing.

     Exemplo: Configuro um p2p para usar 20k de banda entrante e 2k de badna
sainte.  Enche os dois limites, sem jitter.  Configuro para 10k de banda sainte,
e a banda entrante cai para 18k, mais jitter.  E não está no limite da banda,
pois dá para conseguir até 26k de entrante e 14 de sainte (medidos).