[GTER] bloqueios por DNS reverso

david at infonet.com.br david at infonet.com.br
Mon Aug 23 17:22:41 -03 2004

Caros amigos,

    Gostaria de saber das sugestões de voces sobre a opção de configurar o servidor de
correio para rejeitar mensagens de IPs sem DNS reverso. Gostaria de saber se alguem aqui
tem essa tecnica implementada e o que achou dela. Caso eu à adote (vai depender muito da
opnião de voces) achei na internet como configurar o meu servidor para fazer isso. Uso o
q-mail + tcpserver. Essa seria a configuração:

#!/bin/sh
QMAILDUID=`id -u qmaild`
NOFILESGID=`id -g qmaild`
exec softlimit -m 3000000 \
tcpserver -v -p -x /etc/qmail/tcp.smtp.cdb \
-u $QMAILDUID -g $NOFILESGID 0 smtp \
sh -c 'test -z "$TCPREMOTEHOST" \
&& echo "451 bad reverse DNS" \

     Alguém aqui já validou essa configuração?