[GTER] bloqueios por DNS reverso

Anderson Nadal security at onda.com.br
Tue Aug 24 08:58:56 -03 2004

Ola  David.

Eu cheguei a implementar aqui, usando postfix.
Os resultados foram bons de inicio, mas devido a inumeras reclamacoes de
clientes que nao tinham reverso configurado (a maioria de redes ADSL)
tivemos que remover o bloqueio.
Gostaria de poder utilizar novamente, mas muitos clientes nao tem nem
ideia do que é DNS, ainda mais reverso, o que dificulta e muito a
aplicacao dessa regra.

Espero que voce tenha mais sorte. :)

[]'s
Nadal

david at infonet.com.br wrote:

>Caros amigos,
>
>    Gostaria de saber das sugestões de voces sobre a opção de configurar o servidor de
>correio para rejeitar mensagens de IPs sem DNS reverso. Gostaria de saber se alguem aqui
>tem essa tecnica implementada e o que achou dela. Caso eu à adote (vai depender muito da
>opnião de voces) achei na internet como configurar o meu servidor para fazer isso. Uso o
>q-mail + tcpserver. Essa seria a configuração:
>
>#!/bin/sh
>QMAILDUID=`id -u qmaild`
>NOFILESGID=`id -g qmaild`
>exec softlimit -m 3000000 \
> [...]

|        Anderson Nadal <nadal at ondacorp.com.br>         |
|        RHCE - Red Hat Certified Engineer              |
|                Coordenador Tecnico                    |
| Onda Provedor de Serviços S/A http://www.onda.com.br  |
|          Registered Linux User: 56841                 |
|     PGP KEY: www.keyserver.net KEY ID 6ABB668D        |
| "There are 10 types of people in the world: Those who |
|    understand binary, and those who don't"            |