[GTER] Dois Links redundantes

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Aug 3 18:28:07 -03 2004

Lao DanTong wrote:

> mas, Jonny, esses servidores serão vistos aleatóriamente pela internet, e

     Aleatoriamente, não.  Tem um algoritmo bem definido para isso!  Se
todo mundo implementa da forma certa é outra história.   ;-)

> metade dos casos vou perguntar para um e outra metade para outro
> independente de onde eu esteja na internet. não vejo qual a vantagem em
> ter servidores com conteúdos diferentes. e não entendi a história do
> algoritmo de proximidade.

     A primeira requisição para o NS, é verdade, vai ser aleatória.  E a
segunda vai ser sempre para o outro servidor.  A terceira vai ser para
aquele que tiver o menor RTT na resposta.  Note que isso só serve para
entradas NS.  As outras são em Round Robin mesmo.

     Com isso, voce consegue um algoritmo para medição de proximidade
entre o servidor DNS cliente (recursivo) e o servidor DNS do site
(autoritativo).  Na prática, serve como uma boa aproximação para a
distancia entre o cliente e o servidor balanceado.

     Esse algoritmo foi feito inicialmente para evitar fazer pedidos
para o servidor mais distante, muitas vezes um request transcontinental,
mas acabou sendo util anos depois quando entrou em moda o balanceamento
de carga.