[GTER] Dois Links redundantes

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Tue Aug 3 18:59:16 -03 2004

Jonny,

On Tue, Aug 03, 2004 at 06:28:07PM -0300, João Carlos Mendes Luís wrote:

>     Aleatoriamente, não.  Tem um algoritmo bem definido para isso!  Se
> todo mundo implementa da forma certa é outra história.   ;-)

Até onde sei não existe standard algum para este "algoritmo", ou seja,
não se pode cobrar nada das implementações :-). O que você descreve
está mais para o comportamento do BIND quando operando como servidor
de cache recursivo. Existe um trabalho recente que fala um pouco sobre
o comportamento de servidores recursivos em função do RTT [1] e pode
esclarecer melhor esta questão.

Reduções exageradas de TTL e desrespeito a "atomicidade" da base de
dados DNS em geral trazem mais problemas do que soluções.

Como disse o Danton, na maioria dos casos, uma solução com redundância
em nível 2, é mais robusta e principalmente mais simples do que estes
"hacks" no namespace ou alternativas via roteamento dinâmico.

[]s
Fred

[1] http://www.caida.org/outreach/papers/2004/dnspam/