[GTER] Enderecos reversos

Marcio Gomes mpglista at microlink.com.br
Mon Sep 29 20:05:20 -03 2003

Em resumo,

Essa nada mais e'  do que uma reedicao de diversas medidas nesse sentido
que foram
adotadas no passado e nao deram em nada, exatamente pelo exposto abaixo.

O CG em " Recomendações para Desenvolvimento e Operação da Internet/Br
<http://www.cg.org.br/acoes/desenvolvimento.htm> (19/08/1999) "
ja' falava isso :

1.4 Serviços DNS Configurados Corretamente

Visando prover identificação imediata dos computadores ligados à
Internet brasileira, seguindo um padrão mundial de operação com
registros direto e reverso de "Domain Name System" (DNS), faz-se
necessário que todas as redes conectadas à Internet/Br implementem tais
serviços.

Recomendação: Todas as redes conectadas à Internet brasileira devem
operar com registros direto e reverso de DNS corretamente configurados.

Alem de diversas outras coisas inteligentes que estao escritas nesse
documento e se aplicadas poderiam resolver
milhoes de problemas ( Inclusive SPAM ) que temos hj..

A questao aqui nao e'  criar normas, e sim achar um geito de aplica-las,
ha'  meu ver somente se houver maneiras
de impedir que novas delegacoes sejam atribuidas e ate' mesmo retiradas
as antigas.. Entretanto essa e' uma questao
comercial que dificilmente conseguira' ser suplantada.

Tambem nao e'  simplesmente obrigar e sim quanto custa p/ as grandes
redes gerenciar isso, como me foi escrito  no passado por um dos
responsaveis tecnicos de uma grande rede brasileira  :

"essa questao ainda nao atingiu a massa critica necessaria p/ que
internamente os custos de um
projeto desse tenham as horas/homem ( $$$$$$$ ) alocadas".

Importante enfatizar que a pessoa que escreveu isso, e' um dos tecnicos
de maior nivel da internet BR, sendo totalmente a favor
do dns reverso, e conhecedor dos problemas que sua ausencia causa.

Conclusao, tiramos de nossos servidores ( WWW, SMTP por exemplo ) as
rotinas que bloqueavam esse tipo de acesso, porque
"nossos" clientes nao aceitavam/entendiam o bloqueio e isso nos custava
muitas horas/homem discutindo com os clientes/outras
redes nossa posicao tecnica.

[]s
Marcio Gomes