[GTER] Enderecos reversos

Demi Getschko demi at agestado.com.br
Mon Sep 29 20:40:32 -03 2003

Acho que a alocação de novos  IP pode, sim, ser sustada e até
mesmo revertida se usarmos os argumentos que são pertinentes
a esse assunto. Como todos os RIRs informam, o que vale aí é:
- mau uso dos endereços alocados anteriormente. Não se
    pode pedir mais antes de mostrar que gastou (bem!) os
    que tinha recebido;
- falta de eficiência na alocação (lembro que uma rede que fornece
    ADSL por aí, usava dois e meio endereços IP em média por
    ponto de ADSL. (Isso faz tempo - é da época do início do
    ADSL. E o registro conseguiu que houvesse um acordo para
    que se usasse outra protocolo (o PPoE), que permitia 1 IP por
    ponto. E, de fato, essa mudança ocorreu;
- falta de reversos. Neste ponto chegamos à discussão atual. O que
    eu  acho produtivo é começarmos uma listagem séria de detentores
    de blocos IP que não tem reversos. Seja por descuido, seja por
    descaso, seja por má-intenção. Isso respaldará o registro na
    análise de pedidos.
Em minha opinião, devemos desemocionalizar o debate e tentar
ver onde conseguimos ganhos... Esse grupo (o GTER) é o mais
seleto grupo de técnicos de rede e se tecnicamente algo for
endossado pelo GTER, é muito mais fácil enfrentar os poderosos.
Vejam, como exemplo, a posição do IAB no caso Verisign. E,
ainda, como consolo, lembrem que o PTT (ponto de troca de
tráfego) da Fapesp foi criado a partir de documentos gerados
neste GTER... É  minha opinião que grupos como o GTER
deviam criar  **documentos**, e não apenas debater indefinidamente
os nossos (não poucos) problemas...

demi