[GTER] RE: PANA - Novo protocolo de autenticação de redes de acesso

Reinaldo Penno reinaldo_penno at nortelnetworks.com
Thu May 23 17:38:01 -03 2002

Sim.

>- Há um comentário específico no draft que eu achei no mínimo curioso:
>
>"Such multi-access networks require either a full mesh of PPP
>links among
>clients, or a designated router as the end-point of PPP links."
>
>A solução prática mais usada hoje é a segunda - um roteador
>para interligar
>os links PPP. Sinceramente, eu não vejo nenhuma desvantagem
>nisso, já que a
>solução fica limpa, com uma boa separação entre a topologia L2
>(túneis) e a
>topologia L3 (roteamento IP). Qual seria exatamente a
> [...]

Isso so eh desvantagem em redes "multi-access", como ethernet. Se em uma
rede ethernet as pessoas usarem PPPoE, ou se usa um concentrador um eh
necessario um full-mesh entre todos. Uma outra desvantagem to PPPoE, por
examplo eh que quando se usa multicast (alguem usa isso sem ser em
powerpoint(;-)?) os tuneis PPPoE transformam o trafego em um multi-unicast.
Apesar que escrevemos uma extensao do PPPoE para contornar isso...

Network Working Group                                          YouSong
Internet-Draft                                      FiberHome Networks
Expires February 2002                                   Reinaldo Penno
                                                        NortelNetworks
                                                          August, 2001

      IP multicasting and broadcasting extension for PPPoE Protocol