[GTER] Evolução dos protocolos IP - enxurrada de novos drafts

Carlos Ribeiro cribeiro at mail.inet.com.br
Sat May 18 19:24:00 -03 2002

Reinaldo,

Ainda relativo ao tema AAA, PPP, PANA, etc.,  fiquei com outra dúvida. Você
acompanha de perto o trabalho do IETF, e talvez possa esclarecer alguns
pontos. As questões a seguir são um pouco polêmicas, mas posso lhe garantir
que não são mal intencionadas.

Veja a situação: eu procuro acompanhar os drafts do IETF para uma série de
tecnologias. Porém, de uns tempos para cá, temos visto uma quantidade cada
vez maior de drafts. Olhando de longe, a sensação que nos dá é de que há mais
iniciativas em andamento do que demanda - coisa típica de um mercado 'vendor
driven'. Assim, cada fornecedor que cria uma nova tecnologia procura
padronizá-la, de forma aberta - o que é muito bom. O problema é que quem
estiver acompanhando de longe tem dificuldade em separar o joio do trigo.

Não me leve a mal - várias das idéias que estão sendo discutidas são
realmente boas. Porém, acho que estão sobrando fornecedores e faltando ISPs.
Talvez os ISPs estejam ainda atuando 'sob o radar', fora de nossas vistas. O
risco de não contar com a opinião dos ISPs é trabalhar idéias que não sejam
realmente necessárias para o mercado.

Do jeito que está, acho que temos um risco grande de termos em breve um
verdadeiro "cemitério de drafts", com centenas de boas idéias esquecidas. Ao
invés de "drafts" realmente novos, eu acho que vamos ver cada vez mais
extensões criativas dos protocolos existentes (como é o caso das extensões
propostas para L2TP e PPP). A redução de investimentos é um fator que pode
favorecer este fenômeno.

Você está ativo no IETF, e talvez tenha uma perspectiva diferente da minha. O
que você acha que realmente está ocorrendo?

Carlos Ribeiro
CTBC Telecom